terça-feira, 18 de novembro de 2014

Somos todos corruptos!

"Quem não tem teto de vidro, que atire a primeira pedra".
By Pitty

Nosso país vem enfrentando uma fase terrível de escândalos. Nos encontramos insatisfeitos com toda essa corrupção política, porém, o que não percebemos é que de uma forma ou de outra, todos somos corruptos. 

De acordo com o Dicionário Michaellis, corrupção significa "ação ou efeito de corromper", pois bem, se você já furou a fila do mercado ou qualquer outro lugar, você é corrupto. Se você alguma vez ultrapassou o sinal vermelho, você é corrupto. Ou vai me dizer que você nunca baixou um álbum, um filme ou um episódio de seriado na internet? Temos que concordar que vivemos cercados por regras, legais e sociais, e o que difere nós, meros mortais, dos políticos é o tamanho da corrupção praticada.


É de nossa natureza, veja bem, natureza, pensarmos primeiro em nós e depois em nossos entes queridos, para só então pensar no próximo. Estar diante de uma situação que nos beneficiará de alguma forma, é tentador e talvez seja por isso que nos corrompemos.

Outra coisa que é de nossa natureza é a inveja. Uns têm mais forte e transparente que outros, mas todos nós temos. Já parou para pensar que essa insatisfação com a corrupção política do Brasil não passa de inveja? Inveja pelo outro roubar, desviar e enriquecer mais fácil e mais rápido que nós e ainda sair impune? Inveja do outro não ter escrúpulos em tirar vantagem do povo? Sei que é complicado pensar assim, mas é verdade. Somos bons e por isso não fazemos e ainda bem que não fazemos.

Concordo com o texto "Brasil, política e você: o que tem a ver?" da minha amiga Vih, veja só "[...] Muitos criticam as escolas, professores e tal, mas e educar seus filhos? E ensina-lo o amor ao próximo, que o dinheiro não compra tudo, o respeito ao meio ambiente, a importância dos estudos, cabe somente a você. [...]".


E era nisso que eu queria chegar. Você está insatisfeito? Quer mudança? Comece por você. Olhe para seu próprio umbigo e reconheça você do jeito que você é de verdade. Não se acomode, já que é muito mais fácil apontar o dedo e criticar. Melhore a versão do que você é hoje, porque ninguém fará isso por você, nem sua família, nem seus amigos, muito menos o governo.

Ah! E para vocês que ficam pedindo pela intervenção militar, dá uma olhadinha no vídeo do Cauê Moura sobre a Ditadura e reflita. Se não quiser ver, ao menos vá se informar sobre isso e para de gritar por algo que você não viveu sofreu. Afinal, devemos olhar para o passado para não cometermos os mesmos erros.

Acorda!

2 comentários:

Vivian Salomão disse...

Adorei!!
Falou com maestria! Tudo começa por nós!
Obrigada pela citação! Você é uma linda!
Te amo!!

Anônimo disse...

Duas pavras: circle jerk