segunda-feira, 18 de julho de 2011

A taça é nossa, digo, do Japão!

"To Our Friends Around the World, Thank You for Your Support."
By Japan's team

Já estava com outro post em mente para esta segunda, mas realizando o pedido do meu amigo Japa (único frequentador assíduo do blog, acho eu), este post será dedicado à todos os japoneses e também seus decendentes e/ou simpatizantes. Aliás, ótima ideia, valeu Japa!

Eu nem fazia ideia de que o Japão estava na final, só fiquei sabendo durante o jogo (a perdida - abapha!). Eu soube também, através dos comentaristas, de que seria sua primeira vitória no Mundial Feminino, e que se os EUA ganhassem, eles seriam a seleção com mais títulos nos mundiais. Assim não dá, né minha gente? Brasil tem que ter mais títulos, e qual é, Japão merecia sentir o gostinho da vitória.

O pessoal twittava sobre isso, parabenizando o país e acrescentando de que eles mereciam um pouco de alegria, pelo que eles vêm passando ao longo dos tempos. Pára. Nada a ver. Não tem nada que chamá-los de vítimas, e sim de um excelente exemplo de superação. Tremeu e destruiu tudo? Ao invés de ficar chorando e se fazendo de vítimas, eles se reconstroem. E rápido. Sabiam que eles reconstruiram em apenas TRÊS MESES tudo o que foi destruido pelo último tsunami que alastrou-se pelo litoral japonês? Enquanto isso, aqui em minha cidade mesmo, tem áreas interditadas há anos! Chove mais do que o normal? Pronto, alaga tudo porque o último problema continua não resolvido e por aí vai. Até quando?



Região de Kesennuma, na província de Miyagi, é coberta por destroços nesta imagem de 20 de março (primeira foto), após tsunami e terremoto que devastou a região. O mesmo local é visto em 3 de junho, após trabalho de limpeza. (Fonte: Uol notícias)

É por isso que me revolto. Ser vítima de qualquer coisa não é motivo para se dizer que merecem vencer. Pelo contrário, o Japão, ou melhor, a seleção feminina de futebol merece a parabenização pelo esforço, pela força de vontade, garra e determinação que mantiveram o tempo todo (e não só nessa final).

Essa final foi linda, jogasso mesmo, daqueles que você não se arrepende de ver. O time das americanas estavam sempre à frente. Abriram vantagem nos 24 minutos do 2º tempo com o gol de Morgan, porém, a felicidade delas não durou muito, pois Miyama empatou para o Japão aos 36 minutos. Consequência: prorrogação de 30 agoniantes minutos. Para nos deixar com o coração na mão, aos 14 minutos do 1º tempo a atacante Wambach deixava sua equipe dos EUA a um passo de alcançar o tricampeonato mundial. Quase morri umas 30 vezes, torcendo e gritando "vaaaaaaaai", até que aos - acredite - 12 minutos do 2º tempo da prorrogação (isso mesmo, faltando 3 míseros minutos para acabar, a artilheira e capitã japonesa Sawa igualou o jogo novamente e colocou seu time para mais perto de conquistar seu primeiro título mundial. E aí só restava os pênaltis.

Confesso que meu medo eram os pênaltis, porque eu achava que a goleira Kaihori era baixinha para cobrir todo o gol e eu temi a derrota japonesa. Bom, paguei a língua. Pois não é que ela fez uma linda e fodástica defesa nos pênaltis!? Amei isso! Bom para elas, bom pra mim, bom para todos que estavam torcendo! Isso sem contar as defesas dela durante o jogo, nem vou comentar senão eu choro!

"A seleção dos EUA não foi feliz nos pênaltis: Boxx e Lloyd desperdiçaram as suas cobranças e a goleira Kaihori defendeu o terceiro dos EUA, cobrado por Heath. A única cobradora americana que converteu foi Wanbach. Do lado japonês, Miyama, Sakaguchi e Kumagai converteram. E a goleira Hope Solo defendeu a cobrança de Y. Nagasato". (Fonte: Placar)


Resultado final: Japão 2 (3) X (1) 2 Estados Unidos.
 
Não tenho como explicar a emoção e a felicidade que senti quando a seleção feminina de futebol do Japão ganhou a Copa do Mundo Feminina. Foi uma alegria sem tamanho ver aqueles olhinhos puxados chorando de emoção. Me segurei pra não chorar junto, tinha visita em casa, e estava do meu lado assistindo e aguentando meus gritos, inclusive era japonesa. Amei amei amei quando meu amigo Japa me ligou logo que acabou o jogo e já soltou um grito "é nóóóóóóis Kaaaaaaaaaaahhhhh" e eu gritei de volta, claro!

E é de coração que também parabenizo e agradeço a seleção dos EUA pela excelente performance. É muito gratificante ter tido a oportunidade de assistir à um jogo tão belo.

E antes que me perguntem, não, eu não sou japa! ^-^

3 comentários:

Anônimo disse...

OMGGGGGG, daeeee kahhhhhhhh liguei o Pc hj soh pra ter o prazer de comentar aq hehehe, kra axo uma falta de consideração o que acontece, vc ta certissima, vitimas do desastre no japão? que vitimas? que desastre? se vc andar por la hj talvez nm perceba q pouco tempo atrás aquilo la estava um caos, diferente du nosso brasilsão aq rsrs, ahhh e alias axei uma tremenda falta de consideração com a seleção feminina do japão, qndo peguei o jornal na seção esportes, tinha uma MINUSCULA MATÉRIA qer dizer tinha um comentario do Enorme feito das Japas, cara eu sou são paulino, mas perae o São Paulo ganha um jogo faz com que ele mereça mais destaque que o feito das japas, q diga-se de passagem é INÉDITO, nm o masculino tinham(tem) esse titulo kramba falo msm.

hehe...
gomenasai kah-chan me intrometer no seu blog, mas eu axo q elas e toda nação niponica mereciam um destaque

Dales Japinhassssss,


té...
Arigatou Kah-chan

Anônimo disse...

ahhhhhhhhhhhh Ócio Simplesmente isso oq fizeram, hehe só uma ultima coisa q esqueci de falar, po kahh assim vc me magoa, a Boxx não disperdiçou nada, oq aconteceu é q ela se deparou com a muralha du japão com 1,70m rsrs ta eu te desculpo o narrador falou trave, pois é mais não foi ela defendeu com o pé hehe, dale Kawamiri nelas...

Obs: eu sei q o nome dela é Kaihori porém tava tão nervoso q soh conseguia grita kawamiri ai fiko rsrs.

não tenho mais nada a falar...tudo pode se resumir em uma imagem
http://pt.fifa.com/womensworldcup/players/player=277108/photo/photolist.html#1476615

té...

Kaka disse...

Linda imagem Japaa =P

O parágrafo que fala da Boxx eu copiei do site Placar... Mas concordo com vc, Kaihori foi sensacional em suas defesas!