terça-feira, 17 de maio de 2011

Filme: Velozes e Furiosos 5 - Operação Rio

"That's for my team, you son of a bitch."
By Hobbs from Fast Five

OMFG! Maldita TPM. Nunca me senti tão sensível quanto estou agora. Para você ter uma ideia, eu CHOREI  com o final de Velozes e Furiosos 5. Não o final, final, mas com a cena depois dos créditos. Eu AMO a franquia VF, principalmente o primeiro, o quarto, o quinto e já amo o sexto.

O filme está simplesmente foda! Repleto de referências dos filmes anteriores. Mas não pára por aí não, os personagens VOLTAM! (Ai que liiiindooooo!!!!) E o melhor, quase TODOS eles! Me senti assistindo a um filme da Marvel, com personagens sendo citados e retornando. Foi emocionante! Só para você ter uma noção, eles citam a Letty (Michelle Rodriguez, do 1 e 4), foi lindo! *-* Até a Monica Fuentes (Eva Mendes, do 2) aparece.

O filme começa com o julgamento do Toretto, no qual ele foi condenado há sei lá quantos anos e sem direito de obter a condicional. O que um cara que preza por sua liberdade faz quando vê que não estará livre tão cedo? Foge. Isso mesmo, Brian e Mia (agora um casal lindo sem nada nem ninguém para atrapalhá-los) o ajudam a escapar. Lindo! Agora que Brian está do lado dos "bad guys", seu nome também consta na lista dos mais procurados, e para não serem capturados eles resolvem fugir para onde? Rio de Janeiro.

Chegando no Rio, eles tem um primeiro contato com quem? Vince. Aquele mala do primeiro filme, que era a fim da Mia e não ia com a cara do Brian. Agora ele ajuda os dois e aguarda a chegada de seu melhor amigo e irmão, Dominic. Do outro lado do continente, vemos uma super equipe de "caçadores" sendo formada. Aqui eu me senti assistindo a "Os perdedores" ou "Esquadrão Classe A" ou "R.E.D. - Aposentados e Perigosos" ou mesmo "Os Mercenários". A formação ficou muito parecida com esses filmes - um monte de caras durões prontos pro que der e vier. O líder desse grupo é Luke Hobbs (Dwayne Johnson – "O Fada do Dente") e outros caras fodas, mas que não aparecem tanto quanto ele (e eu nem sei o nome dos caras). Hobbs também chama Elena Neves, para ser sua tradutora.

 "Cadê o Baiano?"

Vince agora tem um filho, Nico (de Dominic, em homenagem ao seu amigo-irmão), e nenhuma grana para sustentar sua nova família. Surge então um "trabalho", no qual ele chama o trio para participar, já que também estão sem grana e precisam se mandar para um lugar mais seguro. O "trabalho" é roubar um trem que traz consigo carrões dignos dos filmes anteriores. Lá, Vince rouba o primeiro carro, e Mia o segundo, porém, o outros bandidinhos queriam porque queriam levar aquele carro, e Dom não tendo nada de bobo, diz à Mia que leve ele embora e espere por sua ligação. Aí a casa cai. Os bandidinhos se revoltam, temos um confronto entre Dom e Brian vs. os bandidinnhos. Nesse conflito, dois federais são mortos, consequentemente Brian e Dom são acusados como os responsáveis.

Eles não sabiam, mas acabaram se metendo com o cara mais perigoso do Rio, Herman Reyes. Depois que são capturados e ameaçados por ele, Dom fica puto e resolve chutar o balde. Após mais uma fuga, eles encontram Mia, e decidem desmontar o carro para saber o que tem nele que Reyes quer. No fim, descobrem que lá havia um chip contendo endereços para entrega de dinheiro sujo. Nisso, a equipe de Reyes e a do Hobbs, encontram eles e acabam trocando tiros entre eles e então presenciamos uma cena linda de fuga com le parkour (me lembrei daquele filme "B13 - 13° Distrito").

 "Corre, meu filho!"

Quando eles conseguem escapar, Dom diz à Mia e Brian que o melhor é que se separem, e Mia não pode mais esconder seu little secret, ela está grávida *-* Aí meu filho, Dom diz que não vai deixar sua família e decide montar a sua equipe também. É aí que tudo fica iluminado (hehehe), Brian chama seus manos, nada mais nada menos que Han Lue (o japinha do 3 e 4), Roman Pearce (do 2), Tej Parker (do 1 e 2), Gisele Harabo (a que deu em cima do Dom, no 4), Tego Leo (do 4 e também participou da trilha sonora do 3) e Rico Santos (participou da trilha sonora do 3 e 4), com essa formação lembrei do filme "60 segundos".

"Vai encarar?"

Ok, o time está formado, mas e o plano? Ahá! Dom quer TODA a grana de Reyes. Simples assim. Uma das qualidades que admiro no Dom, é que ele sempre encara seus problemas de frente, cara a cara, pronto pra dar porrada se for preciso. E se você pisar no calo do homem, você já era. Isso faz dele um cara muito foda. Bom, e se tem uma coisa que a gente aprende, assistindo Velozes e Furiosos é que se você quer capturar Dominic Toretto, você vai precisar de um super fuckin' cara, disposto a tudo, até mesmo levar uma surra do Dom. Eu achei perfeito colocarem o ator Dwayne Johnson pra caçar o Vin Diesel, porque temos que concordar, os dois são gigantes, bombadões e carismáticos, e ainda, o Dwayne é mais alto que o Vin. Chega a dar agonia ver os dois se batendo.

"Cai dentro, mano!"

Como você pode perceber, parei de contar o filme, porque iria estragar algumas supresas. O filme tem lá seus absurdos como todo filme tem, como por exemplo, o carros fodões da polícia do Rio, aí você vê e diz "ah tá, senta lá!" Pois é, como se a polícia tivesse carros turbinados e tudo mais. Um outro absurdo não posso entrar muito em detalhes, mas você saberá quando estiver assistindo (é a cena do cofre, quase acabando o filme). Ah, e lá mostra a CIA com um programa que faz reconhecimento facial mesmo se a pessoa está mascarada (sobre isso não sei se existe mesmo, mas se existir, digo que já era pra nós, já era!).

Quase ia esquecendo, tem uma cena em que eles dão um show de drift (olha mais uma referência aí), senti assistindo o Velozes e Furiosos - Desafio em Tóquio de novo. E também não posso deixar de comentar sobre o clichê Brian vs Dom, no qual Brian quer porque quer ganhar uma corrida do Dom (haha, coitado!).

Acho que nem preciso dizer que adorei o final de Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio, né? Fiquei super empolgada e não costumo ficar até depois dos créditos (exceto nos filmes da Marvel), mas alguma coisa me dizia para ficar lá e esperar por algo mais. Os créditos foram muito bem feitos, mostrando mini cenas contendo imagens de cada personagem e suas participações anteriores. Tava lindo então fiquei. E foi aí que surgiu uma cena secreta, e foi por causa dessa cena que eu chorei, e só não chorei mais porque eu estava no shopping e tinha que manter a cara de RYCA.

A única coisa que não gostei muito no filme, foi a dublagem que fizeram. Os atores eram americanos e nem todos falavam português, e a saída que eles encontraram foram mandar dublar as falas deles, então tinha momentos em que ficava bizarro de se ver. Tirando isso, o filme foi ótemo, e estou louca pra ver de novo e de novo e de novo (aaahhh). Mal posso esperar pelo sexto (uhul!!!).

WAZZAAAAPPPP!!!

Um comentário:

e. disse...

cadê o review do thor?