sábado, 7 de maio de 2011

Review: Live At The Roxy (1998) - Social Distortion

Álbuns ao vivo geralmente são muito heterogêneos, no entanto, este faz jus a todas as expectativas. A qualidade sonora é incrível e o repertório é uma seleção quase perfeita das suas atuações ao vivo durante essa época. Este é Social Distortion no seu melhor.

Ele engloba tudo, desde a sua “Mommy's Little Monster” até algumas de suas canções mais modernas, para que ele tenha um bom senso de equilíbrio. Mostra-nos sua evolução desde o básico do punk e no seu amadurecimento em seu estágio atual.

O álbum lançado em 1998 se tornou o último registro oficial do guitarrista Dennis Danell, que faleceu em fevereiro de 2000 com aneurisma cerebral, aos 38 anos. Danell era único integrante da formação original da banda, além de Mike Ness.

O disco abre com “Story Of My Life”, canção que descreve uma paixonite adolescente que Mike tivera nos tempos de escola, porém, nunca agira sobre isso, e anos mais tarde ele olha para trás, melancolicamente sobre a forma de como as coisas mudaram e com que rapidez a sua vida (e a possibilidade) já passou por ele. Seu refrão popular diz:

Life goes by so fast,
You only want to do what you think is right.
Close your eyes and then it's past;
Story of my life.

Fazer um cover bem feito não é pra qualquer um, e Social Distortion prova de que não são pouca coisa, então a banda nos apresenta, em sua terceira faixa, o cover de nada mais nada menos que Stones, com a canção “Under My Thumb”, escrita por Mick Jagger e Keith Richards.

10/07/09 - Sayreville, NJ - Starland Ballroom - Photo by Justin Borucki

Suas versões de “Prison Bound” e “Mommy's Little Monster” são nítidas o suficiente para cortar pedra e daí em diante, você está ouvindo a história de um garoto que nunca foi bem legal o suficiente para ser um dos “caras”, mas poderia rasgar a encharcada distorção de Chuck Berry e superar bem como qualquer pessoa, tendo como história de vida parecida com a de Ness. Sobre “Prison Bound”, quarta faixa do álbum, em sua segunda estrofe é citado uma canção de Johnny Cash, “Walk the Line”.

Well, they take away my freedom of expression or action
Johnny says I'll walk the line
With three hots and a cot
And a lot of talk
With lock-up, concrete, and steel

Além dessas, as canções “Bad Luck”, “The Creeps”, “Another State of Mind” e “Telling Them”, são suas clássicas que os colocaram no mapa. Enquanto todas as músicas são excepcionais, as que também merecem destaque incluem a triste “I Was Wrong” e “1945”, mas o seu hino anti-discriminação “Don't Drag Me Down” é provavelmente a faixa mais poderosas do disco.

Ignorance like a gun in hand
reach out to the promised land
Your history books are full of lies,
media -blitz gonna dry your eyes
You're eighteen wanna be a man
Your granddaddy's in the Ku Klux Klan
Taking two steps forward
and four steps back
Gonna go to the White House
and paint it black.

E, claro, que conservam o melhor para o final, Mike Ness e o proclamado “Ball & Chain”, e ainda sua barulhenta e agressiva interpretação de “Ring of Fire”, de Johnny Cash. E mesmo que não pareça, Ness dedica esta música às senhoras na platéia.

Mike Ness possui uma voz fantástica e seus diálogos entre as músicas são verdadeiras e engraçadas, tendo como principal tema, os "velhos tempos" do punk rock, o estabelecimento e o governo.

Vale destacar um dos momentos do disco onde Mike pergunta para o público: “Vocês querem ouvir alguma música feliz? Desculpe, nós não sabemos músicas felizes”, entre outras impagáveis observações.

No encarte Mike Ness comenta sobre a canção "Story Of My Life": "Escrevi esta música em 1989. Tem tudo a ver com meus anos no colégio. Eu era um dos 5 punk rockers da escola, era minoria. Esta música também reflete como as coisas acabaram acontecendo na minha vida e na minha cidade. Há muitas memórias boas mas as piores fases da minha vida se passaram lá. Ver a casa que eu cresci com um placa de "vende-se", o parque que eu brincava, o presídio da cidade, a clínica de metadona – não é uma coisa ruim, mas extremamente marcante".

09/19/09 - Rancho Mirage, CA - The Show at Agua Caliente - Photo by Chris Miller

Pode-se chamar este um álbum de Greatest Hits, já que as músicas são selecionadas de todos os álbuns da banda. Mas com tantas músicas sólidas para escolher, inevitavelmente, algumas ficam para fora, inclusive Ness se desculpa no encarte por não incluir “Sick Boy”.

Este CD não só demonstra o poder destes veteranos do punk rock, mas a classe e o estilo que possuem numa apresentação ao vivo. Certamente, este é um tesouro que a maioria das pessoas não conhece.

Por fim, se você é um fã de Social Distortion, ou está apenas começando a conhecê-los, este é um grande álbum para se ouvir e desfrutar muito das suas canções clássicas.


Story Of My Life, 1990.

Para saber mais sobre Social Distortion:
# Biografia da banda
Whiplash! e Tommy's Music.

# Entrevista com Mike Ness, realizada em 2006
Rock Press.

Fontes:
Site Oficial (fotos);
Barulho Records;
Zona Punk;
Wikipedia.

Nenhum comentário: